5 Dicas dos Benefícios da Semente de Linhaça

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O linho é amplamente conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde. Como o interesse público na semente de linhaça foi revivido, nós nos encarregamos de analisar as revisões e artigos acadêmicos para descobrir as virtudes que essa maravilha pode trazer para o seu corpo.

1) Reduz o risco de câncer

Uma série de estudos mostrou que a semente de linhaça pode proteger o organismo contra vários tipos de câncer, como câncer de mama e câncer de cólon. Em um estudo canadense, envolvendo mais de 6 mil mulheres, as mulheres que consumiram semente de linhaça regularmente tiveram menor probabilidade de desenvolver câncer de mama.

Além disso, a semente de linhaça é carregada de lignanas, com mais de 800 vezes mais lignanas do que a maioria das outras plantas. As lignanas contêm uma quantidade generosa de antioxidantes e estrogênio, o que pode diminuir suas chances de desenvolver câncer. Além disso, acredita-se que o conteúdo de ácidos graxos ômega 3, presente na linhaça, chamado Ácido Alfa Linolênico (ALA), interrompa a formação e disseminação de tumores.

2) Reduz o risco de ataque cardíaco

Com base em vários estudos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que comer semente de linhaça geralmente se correlaciona com um risco reduzido de derrame. De acordo com um estudo recente, que reuniu 3.638 costarriquenhos e foi realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard, aqueles que consumiram mais ALA tiveram um risco significativamente menor de sofrer um ataque cardíaco, em comparação com aqueles que consumiram uma quantidade menor de ALA.

Além disso, a análise de 27 estudos, envolvendo mais de 250.000 participantes, mostrou que o ALA pode diminuir o risco de doença cardíaca em 14%.

Observe que o ALA é um ácido graxo importante que deve ser obtido a partir de sua dieta, pois o organismo não o produz. Basicamente, previne doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol “ruim” no sangue.

3) Ajuda a regular o colesterol alto

Entre 1990 e 2008, um estudo revelou que o consumo regular de linhaça pode reduzir o nível de colesterol LDL no sangue. Os resultados revelaram que as mulheres e aqueles com colesterol alto são mais propensos a colher o máximo de benefícios.

Outra pesquisa sugere que consumir três colheres de sopa de pó de linhaça diariamente por três meses pode reduzir o colesterol “ruim” em 20% e o colesterol total em 17%.

Os pesquisadores confirmam que o alto teor de fibra na linhaça é responsável por este efeito, uma vez que a fibra se liga aos sais biliares e, em seguida, é excretada pelo organismo. Isto significa que o colesterol é retirado do sangue para o fígado para reabastecer estes sais biliares, diminuindo assim a quantidade de colesterol nos vasos sanguíneos.

4) Mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle

Estatisticamente falando, 6% da população mundial sofre de diabetes tipo 2. E as mulheres estão classificadas entre os principais grupos em risco.

Na tentativa de desvendar o impacto da linhaça no corpo, um estudo foi realizado durante um período de um mês. Consistia em adicionar 20 gramas de pó de linhaça ao programa diário de dieta dos pacientes. No final deste estudo, os cientistas testemunharam uma redução de 8 a 20% nos níveis de açúcar no sangue na maioria dos participantes.

Isto pode ser rastreado de volta para a fibra de linhaça insolúvel contida na semente de linhaça. Abranda a libertação de açúcar no sangue e reduz o nível de açúcar no sangue.

5) Reduz os níveis de pressão arterial

Esta maravilha planta pode diminuir sua pressão arterial também. Considerando um estudo realizado no Canadá, os pacientes que consumiram 30 gramas de semente de linhaça por dia durante 6 meses apresentaram uma melhora na pressão sanguínea, em comparação com aqueles que não consumiram. A linhaça também ajudou pessoas que estavam tomando certos remédios para pressão arterial.

Além disso, o exame de 11 trabalhos acadêmicos descobriu que consumir linhaça diariamente por 3 meses pode reduzir sua hipertensão em 2 mmHg. Isso pode parecer uma taxa muito pequena, mas mesmo essa quantidade quase insignificante pode reduzir o risco de mortalidade de uma loja em 10% e um ataque cardíaco em 7%.

E você incorpora linhaça na sua dieta diária? Como você consome?

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta

Fonte: Health Ligne Tap

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