Todas as Calorias São Iguais?

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Curiosamente, as calorias que seu corpo absorve podem não ser as mesmas que as que seu corpo usa. Uma dieta de 2500 calorias por dia pode fazer com que algumas pessoas ganhem peso, enquanto uma dieta de 2500 calorias por dia que consiste em alimentos diferentes pode não causar ganho de peso ou até mesmo perda de peso. Tudo depende de como as calorias são contadas e de como o seu corpo digere essas calorias.

Como a Contagem de Calorias é Medida

Calorias são as unidades de energia que usamos todos os dias para medir a ingestão de alimentos que ingerimos. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em um grau Celsius à pressão atmosférica normal.

Calorias em Alimentos

Quando falamos de calorias nos alimentos, na verdade estamos falando de quilocalorias. Um quilocaloria científica é igual a mil calorias. Quando se fala em comida, uma caloria é na verdade uma quilocaloria.

Os fabricantes de diferentes tipos de alimentos são medidos usando o que é chamado de “calorímetro de bomba”. Os alimentos são colocados em um recipiente fechado que também é enchido com água à pressão atmosférica normal. A energia elétrica é usada para queimar os alimentos. Quando é completamente queimada, a temperatura da água é medida e é feito um cálculo de quantas calorias existem nesse alimento.

Como o Corpo Usa Calorias

O problema com o calorímetro da bomba é que ele mede todas as calorias disponíveis que os alimentos contêm e, em nossas dietas, nem sempre usamos todas as calorias disponíveis.

Veja a fibra, por exemplo. A fibra pode ser queimada em um calorímetro de bomba e suas calorias são medidas como parte da quantidade total de calorias em um alimento específico. No intestino, no entanto, a fibra não é digerida (especialmente fibra insolúvel) e passa pelo corpo para formar a porção volumosa das fezes. Isso significa que as calorias ingeridas com fibra não são absorvidas e você está consumindo menos calorias do que o esperado. Esta é uma boa razão para comer alimentos ricos em fibras.

O Sistema Atwater

Outro método para determinar calorias é chamado de sistema Atwater. Nesse sistema, as calorias são divididas no número de calorias nas proteínas, gorduras, carboidratos e álcool em cada alimento. Existem tabelas de referência baseadas na densidade energética dos alimentos. Para proteínas, existem 4 quilocalorias em cada grama de proteína. Existem também 4 quilocalorias em cada grama de carboidrato. Os ácidos orgânicos contêm 3 quilocalorias por grama e as gorduras contêm 9 quilocalorias por grama. Se você bebe álcool, são necessários 7 quilocalorias por grama de álcool. O alimento é dividido na quantidade de cada um desses componentes e a contagem de calorias é somada.

Nenhum dos Métodos é Realmente Preciso

Nenhum dos métodos é uma medida verdadeira da digestibilidade dos alimentos e do grau de absorção dos produtos digeridos. A verdade é que os alimentos provenientes dessas calorias determinam muito como eles são processados no corpo.

As calorias NÃO são criadas iguais, pois a mesma quantidade exata de calorias de dois tipos diferentes de alimentos pode representar efeitos biológicos completamente diferentes no corpo.

Soda Versus Cogumelos: Um Estudo de Caso

182 calorias equivalem a 182 calorias de refrigerante? Deixe-nos ver.

O Refrigerante

refrigerantes

Uma porção de 22 onças (+-650ml) de refrigerante tem 44 gramas de açúcar, 182 calorias e nada mais. O estômago absorve rapidamente o açúcar, causando um aumento nos níveis de glicose no sangue e uma variedade de reações químicas ruins no corpo, incluindo, entre outros, aumentos no armazenamento de gordura da barriga, aumentos no colesterol ruim e na pressão sanguínea, e pode até contribuir para infertilidade em mulheres.

O fluxo de insulina também bloqueia a leptina, o hormônio que controla o apetite. À medida que as pessoas se tornam mais resistentes à leptina, elas nunca registram saciedade, e isso leva a excessos, desejos fora de controle e adiciona combustível ao fogo da dependência de açúcar. Esse efeito dominó leva a maus hábitos alimentares e desejos de açúcar que nunca serão realmente satisfeitos.

Além disso, a frutose no refrigerante não envia um sinal ao cérebro de que o corpo acabou de receber calorias, para que não sejam registrados como alimento, e isso significa que também afetará a grelina, o hormônio do apetite que é reduzido quando o corpo recebe comida de verdade, levando a mais fome, mais desejos e excesso de comer.

Os Cogumelos

Cogumelos também são carboidratos, mas em vez de serem açúcares simples como o refrigerante, são carboidratos complexos que digerem lentamente no corpo. Eles não causam picos de açúcar no sangue, mas são digeridos lentamente e fornecem nutrientes essenciais, como potássio, fibra, proteína, ferro, vitamina D e magnésio, curando o corpo em vez de causar danos imensos.

O perfil nutricional de qualidade dos cogumelos apoia numerosos resultados saudáveis no corpo e também ajuda a proteger contra doenças crônicas, incluindo vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

O perfil nutricional, a digestão lenta e as fibras encontradas nos cogumelos permitem que você se sinta pleno e satisfeito, eliminando os desejos fora de controle e o excesso de comer. Os cogumelos contribuirão para o ganho de peso? DE JEITO NENHUM!

A diferença entre as calorias do refrigerante e dos cogumelos é acentuada. Na verdade, ao contrário do refrigerante que é tudo prejudicial, não há uma coisa em cogumelos que é.

Um estudo que analisou a correlação de açúcar e calorias com o risco de diabetes descobriu que o simples acréscimo de 150 calorias por dia a uma dieta mal aumentava o risco de diabetes, no entanto, quando essas calorias eram de refrigerante, o risco aumentava em 700%.

O Volume Também é Impressionante

A propósito, 186 calorias no valor de cogumelos é quase 9 xícaras, o que é um monte de cogumelos, especialmente em comparação com as 22 onças de refrigerante.

Agora, a maioria das pessoas não consome 9 xícaras de cogumelos de uma só vez (principalmente porque são muito recheadas), mas pense em quanto mais alimentos você pode realmente comer ao escolher alimentos de qualidade?

O Que Isso Significa Para Comer e Contar Calorias?

Coma alimentos de digestão lenta e pule os açúcares simples!

Coma comida inteira de verdade!

Muito Pouca ou Nenhuma Contagem

Observe os rótulos dos alimentos que contêm uma quantidade alta de fibras. Os alimentos vegetais contêm naturalmente uma grande quantidade de fibras não digeríveis que aumentam o volume das fezes e não serão contadas como calorias “reais” porque não são digeridas ou absorvidas no corpo. Legumes são sempre suas melhores escolhas, assim como frutas com pouco açúcar, como bagas.

Mais Contagem

Carnes, proteínas e outros alimentos com pouca fibra são mais digeridos e absorvidos, de modo que esses alimentos contam mais do que vegetais.

Contagem Mais Alta

Alimentos com calorias vazias, como bolos, rosquinhas, biscoitos, batatas fritas, refrigerantes e outras comidas ruins são as piores escolhas que não farão nada de bom para o corpo e causarão sérios danos.

Armazene alimentos ricos em fibras para a sua saúde!

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta.

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