Comer Orgânico Melhora a Nutrição Geral?

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Você deveria comer todos os alimentos orgânicos? O que a palavra “orgânico” realmente significa? Frutas orgânicas, vegetais, carnes e laticínios são realmente melhores para você e valem o preço geralmente mais alto do que seus equivalentes não orgânicos? Vamos dar uma olhada na indústria orgânica e ver se podemos responder a essas perguntas.

Definindo Orgânico

Nem todos os países nomeiam uma organização ou grupo para impor a conformidade orgânica. Alguns países nem sequer têm uma definição clara do termo. Nos Estados Unidos, o Serviço de Marketing Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) é responsável pela execução do Programa Orgânico Nacional (NOP). Eles consideram a agricultura que produz produtos alimentares usando métodos ecologicamente corretos, evitando a maioria dos pesticidas, sintéticos e antibióticos como orgânicos.

A lista real de regulamentos e a estrita adesão seguida antes de dar o rótulo orgânico nos EUA podem ser encontradas no Manual do Programa Nacional Orgânico (download gratuito disponível em https://www.ams.usda.gov/rules-regulations/organic/handbook ) Radiação ionizante, lodo de esgoto, organismos geneticamente modificados e fertilizantes e pesticidas sintéticos não podem ser usados no crescimento ou colheita de alimentos orgânicos. O mesmo vale para hormônios de crescimento e antibióticos em animais orgânicos.

Os alimentos orgânicos são mais seguros e mais nutritivos?

O Grupo de Trabalho Ambiental nos EUA publica anualmente as listas Dirty Dozen e Clean 15. Estas listas mostram quais alimentos têm mais e menos resíduos de pesticidas. O grupo de trabalho recomenda a alimentação orgânica sempre que possível, devido à garantia de pouca ou nenhuma presença de fertilizantes, pesticidas e outros contaminantes. Estes são compostos e produtos químicos que você certamente não quer em seu corpo.

Quanto ao valor nutricional, os alimentos orgânicos não são significativamente melhores que os não orgânicos. A Clínica Mayo relata que 50 anos de pesquisa científica sobre a diferença entre alimentos convencionais e orgânicos não mostraram diferença real no conteúdo de nutrientes. As pessoas que gostam de alimentos orgânicos estão comendo alimentos mais limpos e seguros. Preferir alimentos orgânicos também significa que você está apoiando um impacto ambiental menos invasivo, o que é bom para todos.

Pesticidas e produtos químicos a serem observados

Os agricultores e outros produtores que produzem alimentos orgânicos têm um impacto minimamente negativo no planeta. Eles usam fertilizantes e pesticidas naturais em vez de variedades artificiais. Os alimentos produzidos são mais seguros para você comer do que os alimentos convencionais, mesmo que não sejam significativamente mais nutritivos.

O USDA em 2013 encontrou mais de 160 pesticidas diferentes em amostras de frutas e vegetais que eles examinaram. Quais são alguns dos bandidos químicos que você encontrará nos alimentos não orgânicos?

  • Pesticidas químicos;
  • Gorduras Trans;
  • Sabores artificiais;
  • Cores artificiais;
  • Fungicidas;
  • Glutamato monossódico;
  • Ingredientes geneticamente modificados;
  • Neurotoxinas;
  • Hormônios do crescimento;
  • Nitratos e nitritos;
  • Carcinógenos;
  • Produtos químicos tóxicos e metais pesados.

Um ponto muito importante precisa ser mencionado aqui.

O USDA deixa muito claro que os níveis de pesticidas encontrados em alimentos convencionais estão em um nível aceitável. Em outras palavras, se você não puder comprar alimentos orgânicos (geralmente cerca de 50% mais caros que os não orgânicos), não se preocupe. Você obterá mais toxinas e resíduos químicos comendo alimentos tradicionais em vez de orgânicos. Mas esses níveis ainda são policiados e regulamentados, e em níveis seguros para o consumo humano.

Rotulagem orgânica e o que procurar

Nos Estados Unidos, existem 3 rótulos orgânicos aprovados pelo NOP:

  • 100% orgânico – para obter esse rótulo, os produtos devem ser 100% orgânicos ou fabricados com todos os ingredientes orgânicos.
  • Orgânico – os produtos rotulados simplesmente como “orgânicos” devem ser pelo menos 95% orgânicos.
  • Feito com ingredientes orgânicos – composto por pelo menos 70% de material orgânico. Quaisquer ingredientes restantes não podem provir de organismos geneticamente modificados (OGM). (Esses alimentos podem indicar que são feitos com ingredientes orgânicos, mas não podem usar o selo orgânico fornecido pelo USDA)

Para que os alimentos sejam rotulados como orgânicos nos Estados Unidos, devem ser certificados pelo USDA. Se um produtor ou produtor de alimentos vender mais de US$ 5.000 em alimentos orgânicos em um ano, eles devem obter a certificação orgânica do USDA antes de rotular seus alimentos como tal. Os vendedores de menos de $5.000 em alimentos rotulados organicamente em um ano civil não precisam se qualificar para a bênção do USDA. É por isso que você deve estar fazendo perguntas no mercado de seu agricultor local quando você vê comida rotulada como orgânica. Pergunte como esse alimento é fertilizado, colhido, e se quaisquer conservantes ou aditivos são utilizados que tornaria o produto não-orgânico.

Conclusão de alimentos orgânicos

Comer orgânico melhora a nutrição geral? Estudos científicos nas últimas 5 décadas mostram que não. No entanto, dados divulgados pela NOP mostraram que 85% dos americanos estão preocupados com pesticidas ou produtos químicos em seus alimentos. Comer orgânico ajuda a limitar a presença desses aditivos não naturais e possivelmente prejudiciais ao maior grau possível. Os alimentos orgânicos também fornecem o conhecimento de que você está apoiando um impacto minimamente negativo no meio ambiente.

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta.

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