5 Razões Para Você Perder a Qualidade do Sono

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Você acha que dorme bem o suficiente à noite? Provavelmente, se você está lendo isso agora, suspeita que não está dormindo tão bem quanto gostaria. Mas não se preocupe, pois existem coisas simples que você pode mudar hoje à noite que melhorarão muito sua qualidade de sono. Embora a quantidade total de sono seja importante, é igualmente importante que seu tempo de sono seja realmente restaurador.

Ansioso para descobrir algumas armadilhas ocultas do sono que possivelmente estão afetando a qualidade da sua? Então vamos vê-los!

1) Não dorme no escuro

O número de pessoas que dormem com as luzes acesas tem aumentado consistentemente, com suas razões variando de uma coisa para outra. No entanto, o que muitas vezes coincide com esta exposição à luz é a perturbação do ritmo circadiano natural do seu corpo. No escuro, o neurotransmissor/melatonina hormonal é produzido, o que promove um sono descansado profundo.

No entanto, a exposição artificial à luz decompõe esse produto químico, de modo que você não está realmente experimentando os efeitos restauradores do sono profundo. A solução simples é garantir que você durma em um quarto o mais escuro possível. Você deve notar uma diferença na forma como seu corpo se sente após uma semana de bom sono.

2) Parece que você acorda frequentemente

Digamos que o seu quarto é perfeitamente escuro, mas você ainda está se movendo e girando devido ao menor ruído irritante. Digamos apenas que o verdadeiro silêncio é ensurdecedor. O que pode ser feito a respeito disso? Obviamente a prova de som é uma opção viável, mas há uma coisa que é superior a isso. Apresentando o ruído branco – um “zumbido” baixo controlado e consistente que tende a afogar outros pequenos incômodos.

Tomemos, por exemplo, um ventilador funcionando na sala. Não é barulhento o suficiente para ser extremamente irritante, mas ainda é reconfortante com seu zumbido sempre presente. Também existem máquinas especializadas de ruído branco, que podem imitar sons como chuva ou ondas batendo suavemente na costa. Isso pode contribuir para uma experiência de sono verdadeiramente serena.

3) Comer demais antes de dormir

Pode parecer óbvio que comer muito perto da hora de dormir é um plano ruim, um número incrivelmente grande de pessoas ainda o faz religiosamente, noite após noite. Isso representa um problema por alguns motivos.

Em primeiro lugar, comer uma refeição grande faz com que os alimentos descansem no estômago por mais tempo, o que pode causar desconforto e incapacidade de dormir.

Em segundo lugar, com a comida no estômago, a probabilidade de sofrer refluxo é muito maior quando você se deita. Muitas pessoas experimentam refluxo ácido noturno, que pode ser grave se inalado inconscientemente nos pulmões.

4) Consumo de estimulantes demasiado tarde para o dia

A maioria de nós bebe algum tipo de bebida estimulante durante o dia, seja café, chá ou algo do tipo. Geralmente, eles são aceitos como seguros, mas podem ser problemáticos quando tomados muito tarde no dia. Embora a cafeína seja comum em muitos deles, são necessárias cerca de 4 horas para serem eliminadas pelo organismo. Portanto, se você for às 22h todas as noites, fique longe das 18h se precisar de um último reforço.

5) Seu colchão é insignificante

Quando ocorre um surto de insônia, a primeira coisa que as pessoas parecem recorrer é algum tipo de auxílio para dormir. Embora existam bons e maus auxílios ao sono, outras avenidas devem ser exploradas primeiro. Seu colchão é uma dessas avenidas. Se você tem seu colchão há mais de alguns anos, é provável que seja menos eficiente do que era ontem. As molas ficam fora do lugar, a esponja afunda e os percevejos se acumulam, tornando o sono menos restaurador e, em vez disso, uma batalha noturna.

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta.

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