5 Dicas para Melhorar a Saúde do Seu Coração

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De todos os órgãos que compõem a fisiologia humana, o coração é indiscutivelmente o mais vital e, portanto, informar-se sobre como cuidar do seu coração é algo que todas as pessoas devem dar prioridade na vida diária e na rotina. Considere as seguintes cinco maneiras fáceis de incorporar atividades saudáveis para o coração em sua rotina diária:

  1. REDUZIR A PRODUÇÃO E LIBERAÇÃO DE HORMÔNIOS DO ESTRESSE

    O CDC e a Clínica Cleveland dizem que o estresse é um dos principais contribuintes para as doenças cardíacas. A produção e subsequente liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, ou os hormônios que são liberados durante a resposta de “luta ou fuga”, como epinefrina, adrenalina e norepinefrina, são um processo natural e inevitável durante a existência, no entanto, se você vive uma vida estressante demais que carece de quantidades adequadas de descanso e relaxamento, você colocará uma quantidade insustentável de pressão em seu sistema cardiovascular que, com o tempo, terá repercussões negativas potencialmente fatais em seu coração.

    Incorporar qualquer tipo de atividade relaxante, como meditação, massagem terapêutica, ioga, acupuntura, aromaterapia ou qualquer outra forma de medicina alternativa e técnicas de terapia de relaxamento em sua rotina diária fará maravilhas para a saúde do seu coração, sem mencionar o impacto que tais práticas terá na sua felicidade geral.

  2. ADOTAR UMA DIETA SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO

    A Clínica Mayo aconselha você a fazer um esforço genuíno e concentrado para incorporar alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, ácidos graxos essenciais (ômega 3 – 6 – 9) e antioxidantes em sua dieta regular. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma dieta saudável para o coração não é necessariamente sinônimo de alimentos insossos, insípidos ou maçantes.

    Há uma infinidade de alimentos deliciosos que variam de abacates a chocolate escuro que são ricos nas substâncias que promovem a saúde do coração e podem ser preparados de maneiras que protegem seu sistema cardiovascular, ao mesmo tempo em que satisfazem suas papilas gustativas.

  3. MANTENHA-SE ATIVO

    O exercício WebMd (editora on-line de notícias e informações relacionadas à saúde e bem-estar humano) é essencial para a saúde do coração. Cair na rotina de viver um estilo de vida sedentário é uma das piores maneiras de insultar seu coração e comprometer a saúde dele. Isso não quer dizer que você precise correr maratonas ou ser um regular na academia, mas fazer questão de simplesmente caminhar ou correr por 20 minutos ou mais alguns dias por semana fará uma grande diferença no seu bem-estar cardiovascular.

    Optar pelas escadas em vez do elevador ou por estacionar mais longe da entrada das lojas ao fazer recados são exemplos simples, mas eficazes de maneiras de incorporar mais exercícios físicos à sua vida cotidiana. Os exercícios também desencadeiam a liberação de endorfinas, portanto, não apenas seu coração ficará mais feliz, mas sua mente também.

  4. EVITAR AR POLUÍDO

    Dependendo de onde você mora, evitar o ar poluído pode ser muito mais fácil de falar do que fazer, no entanto as partículas poluentes tendem a estar em seus níveis de concentração mais altos no início da manhã, então se você mora em uma cidade como Los Angeles, CA, planeje suas atividades ao ar livre para tarde e noite, uma vez que vários estudos revelaram uma correlação entre a inalação de poluentes e danos arteriais.

  5. OBTENHA O SUFICIENTE (MAS NÃO DEMASIADO) SONO DE BOA QUALIDADE

    Há muitas evidências documentadas que relacionam a quantidade, o momento e a qualidade do seu sono com a saúde do coração. Alguns estudos mostraram que aqueles que sofrem de distúrbios do sono, como insônia, têm quase 50% mais chances de desenvolver alguma forma de doença cardiovascular do que aqueles que conseguem obter em média 8 horas de sono reparador de qualidade por vez.

    Alternativamente, dormir mais de 9 horas por noite regularmente pode ser prejudicial à saúde do seu coração por meio de condições secundárias, como depressão ou obesidade.

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta.

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