4 Dicas de Como Ter o Estômago Saudável

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Dicas úteis de como ter o estômago saudável

Para proteger o seu estômago de cólicas, inchaço e constipação, aqui estão quatro dicas importantes a seguir:

1) Comida amarga e azeda

O seu sistema digestivo serve para a quebra de alimentos e sua absorção na corrente sanguínea principal. Para cumprir essa função corretamente, seu corpo precisa de enzimas digestivas.

Os alimentos amargos e azedos provocam a produção de sucos estomacais de forma natural. Então, tente comer uma salada de folhas amargas ou rúcula, couve e espinafre, com algumas gotas de suco de limão, antes de uma refeição abundante. Alternativamente, você pode beber uma proporção de 2:1 de água e suco de limão, ou meia colher de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 minutos antes de sua grande refeição. Isso pode estimular os fluidos da digestão e manter os problemas digestivos à distância.

2) Gengibre e erva-doce

O gengibre tem sido amplamente usado como remédio para indigestão. Na verdade, pode apaziguar a dor de estômago e ajudar a aliviar cólicas digestivas, náuseas e inchaço. No entanto, uma cerveja de gengibre ou uma fatia de bolo de gengibre não servirá ao propósito. Você precisa consumir raiz de gengibre fresco para colher os benefícios.

O chá de gengibre também pode ajudar: você só tem que descascar um pedaço de gengibre de raiz, de preferência com o lado de uma colher de chá, fatia e deixe em água quente com uma fatia de limão por cinco minutos.

Da mesma forma, as sementes de erva-doce (funcho) têm sido usadas em medicamentos chineses, indianos e ocidentais, e acredita-se que acalmam os problemas digestivos. Eles contêm substâncias que podem apaziguar o músculo liso no trato digestivo e, portanto, reduzir as cólicas e o inchaço. Beba as sementes de erva-doce como um chá ou mastigue-as depois de uma refeição generosa.

3) Exercício

A falta de atividade física pode levar a um processo de digestão lento. De fato, o exercício físico regular estimula a contração natural dos músculos intestinais, o que ajuda a transferir os alimentos para o sistema digestivo sem problemas.

Ser uma batata de sofá não ajudará a sua digestão, pelo contrário, causará vários problemas digestivos. Por mais tentador que pareça deitar no sofá depois de um jantar pesado, tente evitá-lo o máximo que puder. Em vez disso, ir para uma caminhada noturna com o seu cão ou se mover ao redor da casa por um tempo, seu sistema digestivo vai agradecer por isso!

4) Hidratação corporal adequada

É de conhecimento geral que beber muita água ao longo do dia é vital para sua saúde global, e seu sistema digestivo não é uma exceção. Se você não bebe o suficiente, seu corpo irá extrair água da sua descarga sólida (fezes), dificultando o seu alívio. Diga oi para a constipação!

A água também estimula a produção dos sucos digestivos que ajudam a decompor os alimentos em nutrientes. A ausência destes fluidos estomacais pode desencadear vários problemas digestivos, como gases, inchaço e náuseas. Idealmente, beba pelo menos 2 litros de água todos os dias, além de chá, café, suco e frutas e vegetais.

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta

Fonte: HPG Health Grades Pro

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